O SIR é um conjunto de soluções de tecnologia informacional voltadas para a gestão do cadastro de beneficiários das Operadoras de Planos de Saúde, com o propósito de assegurar a sua qualidade e reduzir os custos regulatórios e operacionais. Também se destina a promover o fortalecimento das estratégias de gestão e o alinhamento dos processos de trabalho e diretrizes regulatórias.

As soluções SIR são desenvolvidas por especialistas que atuaram por mais de 10 anos em serviços prestados à ANS no desenvolvimento e gerenciamento de sistemas de informação, destacando-se o Sistema de Informações de Beneficiários (SIB).



Gestão de Cadastro
O SIR é um serviço voltado à qualificação e equiparação cadastral, compatibilizando as bases de dados de beneficiários das Operadoras de planos de saúde em relação às normas da ANS.
Proporciona aos gestores um posicionamento e acompanhamento gerencial, identifica falhas e orienta a solução.
Apoiado em ferramenta de BI (Business Intelligence), monitora periodicamente e fornece informações cadastrais fidedignas.
Auditoria de Cadastro
O SIR é um serviço apoiado em ferramenta de BI que avalia a consistência dos dados cadastrais de beneficiários dos planos de saúde conforme dispõe a Resolução Normativa – RN nº 361/2014 e a Instrução Normativa – IN/DIDES n° 55/2014 da ANS.

O resultado da auditoria disponibiliza informações do confronto das bases e respectivos diagnósticos situacionais.
Avaliação Prévia de Carteiras
O SIR avalia a carteira a ser adquirida a partir dos dados de beneficiários da Operadora cedente, em consonâancia com as normas da ANS.
Como resultado, oferece informações sobre a situação da carteira a ser adquirida, (distribuição por faixa etária, por sexo, por segmentação , por produtos, por município, entre outros) facilitando o processo de tomada de decisão.
Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Objetiva customizar necessidades de informação gerencial nos processos de trabalho para o fim de tomada de decisão.
O escopo do trabalho na área da informação consiste em trazer para a gestão do negócio ferramentas de comunicação empresarial, onde analisa-se toda a operação empresarial e seu ponto de equilíbrio por meio de técnicas de mapeamento de processos, desenho e implantação de fluxos e procedimentos e desenvolvimento de soluções em TI para aumento efetivo da governança e da eficiência operacional.