Perguntas mais frequentes

Abaixo você encontrará diversas informações contidas nas perguntas, leia com atenção e tire suas dúvidas. Caso sua dúvida não tenha sido resolvida, por favor, mande uma mensagem na sessão CONTATO.

01Qual é a finalidade do SIR?

O SIR/SIB busca instalar um ambiente gerencial que permite diagnosticar os erros no cadastro de beneficiários e orientar as ações de correção por parte das operadoras e avaliar o sucesso dos resultados da qualidade das informações dos beneficiários de planos de saúde em consonância das normas regulatórias da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.
02Como se fundamenta o processo de qualificação?

O processo de qualificação cadastral constitui uma sequência de ações apoiada em duas dimensões:
1 - Qualificação cadastral e
2 - Equiparação cadastral
A primeira dimensão - Qualificação cadastral – consiste na qualificação do Cadastro de Beneficiários da Operadora. É onde ocorrem ações voltadas ao ajustamento dos dados cadastrais com o foco de obter sua conformidade com as normas vigentes da ANS.
A segunda dimensão – Equiparação cadastral – consiste no confronto do Cadastro de Beneficiários da Operadora na ANS com o Cadastro de Beneficiários da Operadora. É onde ocorrem ações voltadas ao ajustamento dos dados cadastrais com os focos de equiparar quantitativa e qualitativamente ambos os Cadastros.
03Quais são as etapas do processo de qualificação?

As ações do processo de qualificação cadastral estão organizadas em etapas apresentadas a seguir que norteiam o esforço de qualificação e permite ao longo de determinado período obter resultados progressivamente. A operadora passa a ter uma visão geral de sua situação cadastral como também uma visão detalhada e específica da situação cadastral de um determinado registro de beneficiário:

Etapa 1 - Diagnóstico Operadora –identifica os erros cadastrais da base de dados da Operadora e fornecerelatórios quantitativos e qualitativos sobre os erros identificados na competência auditada.

Etapa 2 - Diagnóstico ANS - identifica os erros cadastrais da base de dados da Operadora informada à ANS, por meio dos Arquivos de Conferência – CNX, e fornece relatórios quantitativos e qualitativos sobre os erros identificados na competência auditada.

Etapa 3 - Confronto entre bases de dados –identifica as divergências existentes entre as duas bases de dados objeto dos itens 1 e 2 acima e fornece relatórios quantitativos e qualitativos sobre as divergências identificadas na competência auditada.

Etapa 4 - Acompanhamento da Atualização Cadastral –identifica os erros cadastrais cometidos pela Operadora quando do processo de atualização cadastral mensal junto a ANS, por meio da análise dos Arquivos de Resultado do processamento – RPX, e fornece relatórios quantitativos e qualitativos sobre os erros identificados na competência analisada.

Etapa 5 - Ações Corretivas –fornece relatórios detalhados e sintéticos sobre os erros e as incompatibilidades identificados na base de dados diagnosticada e a correspondente distinção dos erros que estão sob a governabilidade e fora da governabilidade da Operadora, de forma a posicionar e orientar as ações de correção nas respectivas bases de dados.

Etapa 6 - Gestão – permite o acompanhamento evolutivo da qualidade cadastral e a avaliação do desempenho das ações corretivas realizadas.

Etapa 7 – Auditoria – fornece relatórios sintéticos acerca de inconsistências identificadas na base de dados da operadora e acerca de divergências quando se realiza o confronto entre a base de dados da operadora com a base de dados da operadora junto à ANS. Além disso, detalha as inconsistências relacionadas a planos (não-regulamentado e regulamentado) nas duas bases de dados.
04O sistema SIR concorre com os outros sistemas de gestão instalados nas Operadoras?

O sistema SIR não concorre com os sistemas de gestão instalados, pois não tem como função cadastrar, validar e transmitir arquivos para a ANS. As suas funcionalidades residem no diagnóstico e melhoria cadastral a partir dos cadastros de beneficiários. Nesse sentido, o sistema SIR é um sistema complementar desses sistemas de gestão instalados.
05O sistema SIR se fundamenta em que inteligência de negócio?

A inteligência de negócio do sistema SIR é única no sentido de estar fundamentada no conhecimento de especialistas com mais de 10 anos de experiência do mercado de saúde suplementar e um forte domínio da legislação regulatória específica.
06Em que o sistema SIR se distingue dos outros sistemas de informação?

A distinção do sistema SIR em relação aos outros sistemas de informação reside em ser um sistema especialista concentrado e restrito à função de qualificar dados cadastrais de beneficiários da saúde suplementar. As funcionalidades estão voltadas para o aprimoramento da qualidade dos processos operacionais de atualização cadastral e para apoiar as decisões gerenciais no sentido de permitir o acompanhamento dos resultados e apontar possíveis causas dos problemas de desempenho.
07De que forma estão disponíveis as funcionalidades do sistema SIR?

O sistema SIR é de uso interativo e permite o usuário acessar, realizar pesquisas, cruzar diversos dados e realizar consultas sem depender de um apoio técnico especializado de TI.É de uso interativo e permite acesso fácil às suas funções, em modo local ou remoto.
08Qual é o ambiente operacional do sistema SIR?

O sistema SIR opera em ambiente apoiado em computação em nuvem, utilizando tecnologias de última geração, banco de dados relacional e linguagens de quarta geração, que permitem proporcionar visões gerencial e operacional por meio de controle de autorização de acesso às suas funções.
09Qual é a segurança dos dados processados pelo sistema SIR?

A segurança que suporta o sistema SIR é constituída por sistema de criptografia base 64, por rotinas de backup, utiliza-se de sistema de firewall redundante.
10Os resultados alcançados pelo sistema SIR são imediatos?

Os resultados alcançados pelo sistema SIR é imediato no sentido de fornecer um diagnóstico da situação cadastral da Operadora e fornecer as ações corretivas que devem ser tomadas. Num período de três meses, a Operadora, a partir de seu comprometimento, poderá obter resultados bastante sexpressivos.

Outro ponto a ser observado é de que permite também indicar para a Operadora as possíveis causas das irregularidades identificadas, que podem ser originadas por causas de processo, de técnica ou de gestão.